segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O início de tudo


Alexandre, marido da minha mãe, sempre falou na sua vontade de construir um barco. Minha mãe sempre o apoiou nessas vontades malucas, desde o início do namoro deles, quando ainda construiam modelos de veleiros.


A princípio tínhamos em mente um projeto do Roberto Barros de 28 pés, que logo ficou pequeno para a nossa vontade de contruir e para o propósito de uso do barco. Nossa família não é das menores, e vira e mexe chega um novo integrante. Além de tudo, adoramos levar nossos amigos para velejar.


Só que tinha um detalhe muito importante: o barco tinha que andar bem, afinal, não são só os passeios que fazem a nossa cabeça. Mais do que uma família, somos uma tripulação! E participamos de algumas regatas aqui no litoral norte de São Paulo, ou seja, o barco tem que ser rápido e ao mesmo tempo confortável e seguro para pequenos cruzeiros.


Assim saímos em busca de um projeto que se encaixasse nesse perfil.


O casal já tinha visto alguns barcos, e o Samoa 28 parecia ideal, inclusive compramos o projeto. Mas quando minha mãe foi visitar a construção de um em um estaleiro em Ubatuba, já o achou pequeno, ainda mais em relação a um 34 pés que estava ao lado. Foi dessa forma que começamos a considerar a possibilidade de um barco maior a mais adequada para nós. A HS Design da Argentina -> http://www.hsdesign.com.ar/ e o seu projetista, Hernan Salerno tinham um projeto de um 33 pés bem interessante. O Alê gostou muito do barco, que era um misto de cruzeiro regateiro, e já haviam se interessado antes mesmo da compra do projeto do Barros. Parecia perfeito para os nossos propósitos. Minha mãe decidiu então qual seria o nosso novo barco!

Não passou muito tempo e estávamos (Alê, Mamãe, eu e a caçula Maricotinha) em Mar del Plata, na Argentina para comprarmos o projeto. Onde fomos recebidos muito bem pelos argentinos, tanto em Buenos Aires (onde ficamos poucos dias para passear e comprar peças para o nosso +Bakanna) pelo Paul, um antigo conhecido de Semanas de Vela de Ilhabela, quanto em Mar del Plata, pelo próprio Hernan, que é uma pessoa muito atenciosa e simpática!
Sentamos com o Hernan em seu escritório e explicamos todas as nossas intenções, que acabaram gerando praticamente um novo barco, one-off, feito de acordo com as nossas intenções. O mastro cresceu um pouquinho, a cabine de proa não é fechada - o que gera um interior mais clean -, o sofá em "U" aumenta a proximidade de todos, a quilha tem compensação de lastro diferenciada, e por aí vai, até mais inúmeras pequenas coisinhas exclusivas que geraram o RC33 (race cruiser 33).




Agora estamos construindo o barco, que já está na segunda fase da laminação.


Como o blog foi criado durante o processo de construção, colocarei as fotos e os detalhes da construção desde o início com suas devidas datas.


Quero que todos que passarem por aqui deixem suas impressões e o mais importante: Precisamos de um nome para o "sem nome" !




Aos amigos, família e todos aqueles que nos apóiam, muito obrigada pela força!


Aos outros, que acham que somos loucos, aqui está a prova de que é possível, viável e é bem feito.


Seguem fotos do barco construído na Argentina, para que vocês vejam do que se trata!


Bons Ventos a todos!

Um abraço,


Juliana



Um comentário:

Unknown disse...

To adorando seu blog! to com muita saudades de vc!
xxx