Depois que a sombra atingiu 100% da estrutura e que tudo ficou bem escurinho lá embaixo, iniciamos uma parte não muito agradável da construção, mas extremamente importante: lixar a espuma. Digo que é uma etapa importante porque nessa fase, damos toda a forma do barco, extremamente importante para o seu desempenho hidrodinâmico. É um trabalho que exige paciência, força nos braços e muitas vezes criatividade para criar as ferramentas adequadas para trabalhar com mais conforto. Com a gente foi assim: por ser nossa primeira experiência com contrução de barcos, obviamente não conseguiríamos dar a forma 100% exata das linhas do barco apenas fixando as ripas. Admito que inclusive algumas partes deram um trabalho a mais por estarem um pouco mais desniveladas em relação ao resto do barco, mas nada chegou nem perto de comprometer a construção tampouco o projeto.
O Alê além de tudo é muito caprichoso e posso dizer que ele chega a ser chato. Mas é legal ver o cuidado que ele tem com todo o processo, que apesar de trabalhoso, nas mãos dele chega a ser uma coisa simples! Além de tudo o cara é criativo. Olha só as ferramentas que usamos: tudo é de fabricação própria.
Esse processo durou cerca de 4 dias. 4 cansativos dias! Dias aleatórios no período entre o dia 2 a 8 de agosto de 2008.
Nas fotos vocês podem ver o casco fechado full, a construção da minha ferramenta personalizada sobre medida, e o Alê e eu lixando e também o pedaço da espuma que ele arrancou para fazer o reforço de onde ficarão os brandais (estaiamentos da bochecha do barco).
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